Governo divulga resultado de prova discursiva do concurso da Educação

O Governo da Bahia publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (12) o resultado final da segunda etapa do certame, composta pela prova discursiva. O concurso público ofertou 3.760 vagas para os cargos de professor e coordenador pedagógico para a educação básica na Bahia. A publicação, veiculada em caderno especial, traz ainda a segunda convocatória para a apresentação de títulos, terceira fase do concurso.

As publicações também estão disponíveis no Portal do Servidor e no site da Fundação Carlos Chagas – FCC, organizadora do certame. Realizado conjuntamente pela Secretaria da Administração (Saeb) e Secretaria da Educação (SEC), o certame ocorreu no dia 25 de fevereiro, em todo o estado.
Resultado Final da 2ª Etapa – Prova Discursiva e 2º Edital de Convocação – Apresentação de Títulos.pdf

“A decisão do governador Rui Costa em fazer o concurso público em meio a um cenário economicamente adverso no país mostra o compromisso do Governo da Bahia em melhorar a Educação, compreendendo o papel destes profissionais para o fortalecimento do eixo pedagógico das escolas”, afirmou o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro.

Dos 103.592 inscritos, 41.404 foram habilitados – sendo 195 candidatos com deficiência e 11.977 declarados negros. Os habilitados concorrerão entre si, nas etapas subsequentes, para ingresso em uma das 3.096 vagas de professor e 664 de coordenador pedagógico. O certame tem validade de um ano, prorrogável por igual período, e irá abranger 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).

concurso-provas-vestibular2

 

Começam hoje (7) as inscrições para o Enem 2018

Os estudantes interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 poderão se inscrever a partir de hoje, 7 de maio. O prazo vai até o dia 18 e o pagamento da taxa, no valor de R$ 82, se estende até 23 de maio. As provas serão realizadas em 4 e 11 de novembro, dois domingos, assim como em 2017.
O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição e de justificar ausência da edição passada terminou no último dia 15 de abril. Ao todo, 3.818.663 brasileiros solicitaram o direito de não pagar a taxa de inscrição. Destes, 208.588 foram participantes isentos em 2017, que faltaram aos dois dias de aplicação e precisavam justificar a ausência para ter direito a nova isenção. Entretanto, apenas 8.486 apresentaram a documentação exigida e 200.102 declararam não possuir documentos que justificassem a ausência no exame.
Todos os interessados em prestar o exame, isentos ou não, deverão fazer a inscrição entre 7 e 18 de maio. Ou seja, a aprovação da solicitação de isenção não significa que a inscrição está realizada automaticamente. Portanto, para quem se enquadra nos critérios de isenção serão necessárias essas duas etapas.
Novidade – A principal novidade do Enem 2018 é relacionada ao segundo dia de provas, que passará a ter mais 30 minutos de duração para as disciplinas ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. Agora, os estudantes terão cinco horas para responder às questões.
Redação – A nota da redação, entre zero e mil pontos, respeitará os critérios dispostos no Portal do Inep e na Cartilha do Participante – Redação no Enem 2018, que será publicada posteriormente com detalhamento das cinco competências avaliadas. A correção respeitará a decisão oficializada pela presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Carmem Lúcia, em novembro de 2017, para garantir tranquilidade aos participantes.
Aplicativo – Todas as informações sobre o Enem estão disponíveis no portal do Inep, na página do Enem 2018 e no aplicativo Enem 2018, disponível na App Store e na Google Play. As redes sociais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do MEC, outros canais oficiais de comunicação com os participantes, também têm informações e respondem a dúvidas. O Fale Conosco do MEC/Inep atende pelo 0800 616161 e em sua versão on-line.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social MEC
29571057_1650223785027078_4707684086862609341_n

Professores e profissionais da Educação podem se inscrever gratuitamente no Virtual Educa Internacional Bahia 2018

Os professores e profissionais de Educação das redes estadual, municipal e federal do Estado da Bahia podem se inscrever gratuitamente para participar do XIX Encontro Internacional Virtual Educa, um dos maiores encontros internacionais de tecnologia aplicada à Educação da América Latina, que será realizado, pela primeira vez na Bahia, entre os dias 4 a 8 de junho. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de maio, através do link <virtualeduca.org/bahia2018/inscripcion/> ou pelo Portal da Educação: www.educacao.ba.gov.br

Também seguem abertas, até o dia 30 de abril, as inscrições para que educadores de todo o Brasil possam apresentar trabalhos durante o Virtual Educa Bahia 2018. A seleção dos trabalhos será feita por uma comissão científica internacional e divulgada no dia 7 de maio. A inscrição é gratuita e deve ser realizada on-line, no endereço <virtualeduca.org/encuentros/bahia2018/PT/ponencias> ou pelo Portal da Educação.  Após a comunicação dos trabalhos selecionados para a apresentação no evento, os autores terão um prazo para confirmar a participação, bem como para solicitar revisões de possíveis erros. O resultado final dos selecionados será publicado no dia 11 de maio e a programação geral do encontro, no dia 25 de maio.

O Virtual Educa reunirá grandes personalidades da área de Educação do Brasil, da América Latina, Caribe e da África e terá como tema “Educação para transformar a sociedade em um espaço multicultural único”. As atividades acontecerão no novo Centro de Formação e Eventos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a ser inaugurado no antigo ICEIA, no bairro do Barbalho, em Salvador. Paralelamente, o Virtual Educa envolverá o Fórum Global de Educação e Inovação “Cooperação Sul-Sul” voltado para representantes governamentais e de instituições internacionais, a ser realizado no Porto de Salvador.

Sustentabilidade – O Virtual Educa opera por meio de uma aliança de organizações internacionais, agências multilaterais e instituições públicas e privadas, reunindo os setores público, empresarial, acadêmico e da sociedade civil. A 19ª edição do Encontro marcará o lançamento do programa Think Blue, do Banco Mundial, que visa estabelecer um marco mundial sobre a economia do mar, com foco na sustentabilidade e na economia sustentável. No ano passado, o evento reuniu mais de 29 mil pessoas em Bogotá, na Colômbia.

download

 

Anexos: Foto de Claudionor Jr e Ilustração

 

Estudantes fazem campanha para eleição de líderes de classe na rede estadual

Mais de 45 mil estudantes deverão ser eleitos líderes e vice-líderes de classe nas escolas da rede estadual nas eleições, que serão promovidas pela Secretaria da Educação do Estado, de segunda a quinta-feira (9 a 12). A iniciativa tem como objetivo envolver os alunos nas atividades realizadas nos colégios, contribuindo para uma gestão democrática e participativa, além de promover o empoderamento juvenil.

Nas escolas, a semana está sendo de campanha pela disputa dos votos. Na capital e no interior, a comunidade escolar está mobilizada para o quarto pleito realizado com esta finalidade na rede estadual. Os estudantes montam as suas chapas e estão em pleno processo de disputa de votos, apresentando aos colegas suas propostas de melhoria da escola e como podem contribuir com a gestão escolar.

No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, em Salvador, a mobilização dos estudantes conta com o envolvimento do Grêmio Estudantil e com o acompanhamento da direção da escola. “Ficamos na supervisão, observando a articulação deles e com a parte de documentação, mas o protagonismo é dos estudantes”, destacou o vice-diretor, Fabiano Rocha.

As comissões eleitorais também já foram constituídas, como no caso do Centro Educacional Monteiro Lobato, localizado em Firmino Alves (440 km de Salvador). As comissões são formadas por representantes de alunos, professores, funcionários e das famílias e têm o papel de acompanhar e legitimar o processo eleitoral em cada sala de aula, como explica a professora e vice-diretora do Monteiro Lobato, Sicleide Cintra. “A comissão tem um papel muito importante na eleição de líderes de classe, pois iremos viabilizar a realização de todo o processo eleitoral de forma consciente e democrática”, afirmou.

Os estudantes eleitos serão os interlocutores da turma junto à comunidade escolar. Entre as atividades, eles devem cuidar do interesse coletivo, identificando as necessidades da turma relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e estimular o bom relacionamento da turma, através de diálogo.

Cronograma da eleição:

 

04 a 06 de abril – Período de campanha;

09 a 12 de abril – Período de votação;

17 a 28 de abril – Lançamento dos dados dos líderes de classe no sistema escolar.

03(1)

Mutirão do Primeiro Emprego atende candidatos de Serrinha

Com o objetivo de agilizar a contratação de egressos da rede pública estadual de Educação Profissional, no âmbito do Programa Primeiro Emprego, o Governo do Estado promoverá o 3º Mutirão do Primeiro Emprego, nas próximas quarta e quinta-feira (7 e 8 de fevereiro), das 8 às 17h, em Serrinha. A ação, que será realizada no Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEP), visa a atualização cadastral e encaminhamento para contratação dos habilitados a vagas do Programa, no município.

A iniciativa conta com a participação das secretarias do Trabalho (Setre), da Educação (Sec) e da Administração (Saeb), da Casa Civil e fundações parceiras (Flem e Fesf). Na ocasião, também serão atendidos técnicos e estudantes da Educação Profissional de Santo Amaro, Maragogipe, Cruz das Almas, Nazaré e Cachoeira, que, caso sejam elegíveis para a vaga e com documentação em dia, poderão ser contratados, imediatamente, com todos os direitos, por dois anos ou, caso não tenham finalizado o estágio, serem encaminhados para completá-lo.

Os egressos de 2015, 2016 e 2017 da Educação Profissional que atenderem às condições para participar do Programa Primeiro Emprego (conclusão de curso e de estágio) poderão realizar a atualização cadastral e verificar se são elegíveis para vagas no Programa. Entre os documentos necessários estão a Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência (a lista completa está disponível no local e nas unidades escolares). A expectativa da Secretaria da Educação do Estado é que 500 egressos dos 57 cursos oferecidos pela Educação Profissional, entre os quais Administração, Técnico em Enfermagem, Informática e Secretário Escolar, serão atendidos durante o mutirão.

Caso seja elegível para a vaga, o candidato terá a Carteira de Trabalho assinada, com todos os direitos garantidos. O contrato tem duração de 24 meses no Estado. A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo; já nas Fundações, o contemplado terá, além de salário mínimo, plano de saúde (PLANSERV), alimentação, vale transporte e processo formativo vinculado a sua área e ao serviço público. Para aqueles que concluíram as disciplinas, mas não finalizou o estágio obrigatório, poderá haver encaminhamento para estágio remunerado em órgãos públicos.

Primeiro Emprego – Trata-se de uma ação social de combate ao desemprego dos jovens, promovido pelo Governo do Estado, para inserir egressos e estudantes da Educação Profissional no mercado de trabalho, além de estimular uma maior dedicação na sala de aula, justamente por contemplar aqueles com melhores resultados. Para que os estudantes e egressos sejam contatados, em caso de seleção, é importante que estejam com seus dados cadastrais atualizados no banco de dados da Secretaria Estadual da Educação.

primeiroEmpregoCARD

 

Encontro debate ações conjuntas entre Estado e municípios no Território do Sisal

Na tarde desta terça-feira (30), os Secretários de Educação dos vinte municípios que compõem o Território do Sisal, participaram do II Encontro de Articulação das Ações Educacionais: Estado/Município, promovido pelo Núcleo Territorial de Educação 04. O encontro teve o objetivo de debater as ações conjuntas do Estado e Municípios, socializando os dados e informações atualizadas como calendário escolar, Censo Escolar, Convênios de Ação e Parceria, repasse de recursos para transporte escolar, dentre outros.

Presente no evento, o diretor do Núcleo Territorial de Educação, Carlos Carneiro, falou sobre a expectativa desta parceria para 2018. “O encontro com os secretários de educação dos municípios do Território do Sisal foi muito proveitoso, nós pudemos colocar na pauta assuntos importantes como os programas que são atendidos pelo estado e apoio que o estado oferece aos municípios, bem como a discussão sobre os convênios que estão atualizados ou precisam de atualização, no sentido de que precisamos fortalecer e consolidar parcerias para que os estudantes não fiquem sem ser transportados e os municípios não tenham prejuízos sinalizando as dificuldades ao NTE 04, para que as ações que dependem desta parceria não sofram descontinuidade. Espero que em 2018 as duas redes se abracem e as ações possam ser mais fortalecidas causando o aprendizado efetivo para os estudantes.”

Para o Secretário de Educação do Município de Nordestina, Ivan Peixinho, “O encontro foi bastante proveitoso, participei em 2017 e ajudou muito na gestão pois tiramos muitas dúvidas em relação aos programas do estado que também atendem ao município, e esse ano mais uma vez, pudemos compartilhar o que o estado tem a nos oferecer e passar as nossas duvidas para que juntos possamos oferecer uma educação de qualidade para os nossos alunos.”

Segundo a representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, e Secretária de Educação do município de Conceição do Coité, Perpétua Sampaio, “A Reunião de articulação serve exatamente para que a gente afine o discurso e estejamos mais juntos para desenvolver as atividades educacionais por que as duas redes estão na mesma localidade e conversam entre si, então quanto mais nos reunirmos mais eficiente será o nosso trabalho”.

Também estiveram presentes no Encontro o Supervisor de Projetos Especiais do NTE04, Nilson Júnior, a Formadora Regional Glaucia Varela,  a Coordenadora da Educação Básica do NTE04, Judinei de Jesus o Coordenador da Rede Física, Lucas Maciel, a Técnica do Censo Escolar Kamilla Militão, e a vice diretora do CEMIT Sisal Izolda Pellegrini.

Image

Cursos Profissionalizantes disponíveis no Território do Sisal

ARACI – CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SISAL II
Curso Turno Semestre Quantidade
TECNICO EM ADMINISTRACAO Noturno 36
TECNICO EM AGROPECUARIA Vespertino 36
TECNICO EM ANALISES CLINICAS Noturno 36
TECNICO EM ENFERMAGEM Noturno 36
TECNICO EM NUTRICAO E DIETETICA Noturno 36
SANTALUZ  – CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CAMPO PAULO FREIRE
Curso Turno Semestre Quantidade
TECNICO EM ADMINISTRACAO Noturno 36
TECNICO EM AGROPECUARIA Vespertino 36
TECNICO EM ANALISES CLINICAS Noturno 36
SERRINHA –  CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SISAL
Curso Turno Semestre Quantidade
TECNICO EM EDIFICACOES Noturno 36
TEOFILÂNDIA –  COLÉGIO ESTADUAL PLÍNIO CARNEIRO DA SILVA
Curso Turno Semestre Quantidade
TECNICO EM AGROPECUARIA Vespertino 36
TUCANO – COLÉGIO ESTADUAL HERACLIDES MARTINS DE ANDRADE
Curso Turno Semestre Quantidade
TECNICO EM COZINHA Matutino 36
TECNICO EM COZINHA Noturno 36
SÃO DOMINGOS –  CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SEMI ÁRIDO
Curso Turno Semestre Quantidade
TECNICO EM ADMINISTRACAO Noturno 36
TECNICO EM AGROECOLOGIA Vespertino 36
TECNICO EM ENFERMAGEM Noturno 36
TECNICO EM MANUTENCAO E SUPORTE EM INFORMATICA Noturno 36
TECNICO EM NUTRICAO E DIETETICA Noturno 36

Governador anuncia mais de 19 mil vagas para cursos da Educação Profissional e Tecnológica

Durante edição do programa Papo Correria nesta terça-feira (23), o governador Rui Costa anunciou que serão abertas nesta quarta (24) as inscrições para o sorteio eletrônico de 19.373 vagas, para 57 cursos técnicos de nível médio, da Educação Profissional e Tecnológica. Ofertadas na forma de articulação Subsequente ao Ensino Médio (PROSUB), os cursos tiveram uma redução na duração dos cursos de 1 ano e meio para 1 ano e vão abranger 121 municípios de todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

“Em um ano, aumentamos de 80 mil para 120 mil o número de vagas na educação profissionalizante. Nossa meta agora é ampliar a educação integral para que os alunos possam, em um turno, aprender disciplinas como matemática, português e química, e no outro turno participar de atividades de esportes, artes e ter uma formação profissionalizante. Com essa formação, eles já podem sair do ensino médio preparados para enfrentar o mercado de trabalho”, comentou Rui.

As inscrições para o sorteio eletrônico serão realizadas até 31 de janeiro, no Portal da Educação no endereço www.educacao.ba.gov.br. Só poderá participar o estudante que tenha concluído o ensino médio e suas modalidades, de forma gratuita, seja em estabelecimentos de ensino da Rede Pública de Educação (no âmbito federal, estadual, municipal), tenha comprovadamente, cursado o Ensino Médio em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral.

O Sorteio Eletrônico será realizado no dia 02 de fevereiro, às 15h, no Auditório da Secretaria da Educação, situada na 5ª Avenida, nº 550, Centro Administrativo da Bahia, município de Salvador, com a participação de representantes do Ministério Público, Tribunal de Contas, Auditoria Geral do Estado, Conselho Estadual de Educação, candidatos, pais, professores e comunidade local.

As vagas disponibilizadas serão distribuídas de forma igualitária para as duas opções de acesso. Sendo assim, 50% das vagas serão sorteadas para estudantes concluintes do ensino médio e suas modalidades, declarantes do aproveitamento escolar das médias finais obtidas nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática no último ano/módulo de estudo no Ensino Médio ou equivalente. E 50 % das vagas serão sorteadas para os candidatos que se inscreveram para concorrer ao sorteio eletrônico aleatório.

Sorteio eletrônico

Estudantes do CEEP do Campo Paulo Freire participam do 17° Encontro de Produtores Orgânicos do Nordeste e do curso ‘Agricultor Orgânico’

Os estudantes dos cursos ligados ao Eixo Recursos Naturais, como Agroecologia e Agropecuária, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), da unidade CEEP do Campo Paulo Freire.do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Campo Paulo Freire, no município de Santaluz, na região do Sisal, estão participando do 17° Encontro de Produtores Orgânicos do Nordeste. Durante o dia, os alunos vivenciaram experiências agroecológicas, em espaços produtivos da região. O evento, que iniciou na segunda (22), prossegue até quarta (24).

Na perspectiva de buscar estratégias de fortalecimento da luta contra o uso abusivo e indiscriminado de agrotóxico nas plantações, levando-se em conta que o alimento saudável é determinante para a saúde, o encontro promove, também, uma série de debates voltados para temas atuais, como políticas públicas e sustentabilidade. Os estudantes do CEEP participando das palestras, juntamente com agricultores e representantes de sindicatos, associações, de cooperativas e de universidades e institutos federais, além de secretários municipais de Agricultura.

Esses mesmos estudantes estão matriculados do curso Agricultor Orgânico, de formação inicial e continuada, realizado pelo  Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Iniciadas no último dia 17/1 para uma turma de 30 alunos, as aulas terão duração de dois meses e meio (251 horas) e acontecem de segunda a sexta-feira, no turno vespertino. “Nosso objetivo é ampliar as oportunidades educacionais a partir da qualificação profissional dos jovens estudantes e trabalhadores ligados à Agricultura Familiar”, destacou o vice-diretor pedagógico de CEEP do Campo Paulo Freire, Hermano Barreto e supervisor do PRONATEC, acrescentando que a iniciativa representa uma ação de valor social na perspectiva de qualificar jovens para atuar, de forma criativa e empreendedora, como agricultores familiares.

O gestor explica, ainda, que a seleção dos alunos foi feita por meio dos movimentos sociais da região, como o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura familiar e o Movimento das Mulheres de Santaluz, que desenvolvem atividades ligadas à Agricultura Familiar. A ideia é qualificar os produtores para que eles produzam alimentos sem o uso do agrotóxico, para o seu sustento, e adquiram uma renda familiar. Ou seja, que eles produzam, consumam e desenvolvam a consciência do viver ecológico.

23.01_CEEP Campo Paulo Freire_curso Agricultor Orgânico 2 23.01_CEEP Campo Paulo Freire_curso Agricultor Orgânico 3

Começa a matrícula de estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar na rede estadual

Estudantes do Ensino Médio que desejam ingressar na rede estadual de ensino tem hoje e amanhã (22 e 23/12) para realizar a matrícula nas unidades escolares. O atendimento aos pais e/ou responsáveis ocorre até às 20h, não sendo necessariamente a escola onde o estudante pretende estudar. Além da oferta regular, podem realizar a matrícula estudantes para a Educação Profissional e Tecnológica, de Jovens e Adultos (EJA), Inclusiva e Indígena.

O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, fala sobre essa etapa do processo de matrícula. “Para essa oferta estamos introduzindo novidades e reformulações para melhorar a qualidade no ensino. Estamos promovendo uma nova matriz curricular para 45 cursos da modalidade Ensino Médio Integrado com a Educação Profissional (EPI), com redução de quatro para três anos de duração, para que os estudantes possam ter acesso mais ágil ao mundo do trabalho. Além de implantarmos cursos técnicos de nível médio nas escolas de ensino regular. Também ofertaremos cursos de curta duração e de duração plena, tudo isso com o objetivo de chegarmos até dezembro de 2018 em todas as escolas de Ensino Médio da Bahia com, pelo menos, um curso profissionalizante”, acrescenta Pinheiro.

Para a matrícula, os pais ou responsáveis devem apresentar os seguintes documentos: Original do Histórico Escolar ou Atestado de Escolaridade, firmado pela direção da unidade escolar (deve ser substituído pelo Histórico Escolar em até 30 dias); original e cópia da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, dentre outros); e o código do SETPS (que consta no Salvador Card) para as escolas do município de Salvador.

Matrícula – Na primeira semana foram registrados a matrícula de mais de 146.890 alunos na rede estadual. Somado ao número de renovações, realizadas no mês de novembro, a rede estadual de ensino possui, até o momento, mais de 729.000 estudantes matriculados para o ano letivo de 2018.

– Cronograma da Matrícula 2018:

. 22 e 23/1 – Matrícula dos estudantes do Ensino Médio e suas modalidades (Profissional e Tecnológica; Jovens e Adultos – EJA; Inclusiva e Indígena);

 25, 26 e 29/1 – Confirmação de matrícula do público alvo da Educação Inclusiva que realizou a pré-matrícula em novembro de 2017.