Com o objetivo de agilizar a contratação de egressos da rede pública estadual de Educação Profissional, no âmbito do Programa Primeiro Emprego, o Governo do Estado promoverá o 3º Mutirão do Primeiro Emprego, nas próximas quarta e quinta-feira (7 e 8 de fevereiro), das 8 às 17h, em Serrinha. A ação, que será realizada no Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEP), visa a atualização cadastral e encaminhamento para contratação dos habilitados a vagas do Programa, no município.
A iniciativa conta com a participação das secretarias do Trabalho (Setre), da Educação (Sec) e da Administração (Saeb), da Casa Civil e fundações parceiras (Flem e Fesf). Na ocasião, também serão atendidos técnicos e estudantes da Educação Profissional de Santo Amaro, Maragogipe, Cruz das Almas, Nazaré e Cachoeira, que, caso sejam elegíveis para a vaga e com documentação em dia, poderão ser contratados, imediatamente, com todos os direitos, por dois anos ou, caso não tenham finalizado o estágio, serem encaminhados para completá-lo.
Os egressos de 2015, 2016 e 2017 da Educação Profissional que atenderem às condições para participar do Programa Primeiro Emprego (conclusão de curso e de estágio) poderão realizar a atualização cadastral e verificar se são elegíveis para vagas no Programa. Entre os documentos necessários estão a Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência (a lista completa está disponível no local e nas unidades escolares). A expectativa da Secretaria da Educação do Estado é que 500 egressos dos 57 cursos oferecidos pela Educação Profissional, entre os quais Administração, Técnico em Enfermagem, Informática e Secretário Escolar, serão atendidos durante o mutirão.
Caso seja elegível para a vaga, o candidato terá a Carteira de Trabalho assinada, com todos os direitos garantidos. O contrato tem duração de 24 meses no Estado. A remuneração nas instituições privadas é a partir de um salário mínimo; já nas Fundações, o contemplado terá, além de salário mínimo, plano de saúde (PLANSERV), alimentação, vale transporte e processo formativo vinculado a sua área e ao serviço público. Para aqueles que concluíram as disciplinas, mas não finalizou o estágio obrigatório, poderá haver encaminhamento para estágio remunerado em órgãos públicos.
Primeiro Emprego – Trata-se de uma ação social de combate ao desemprego dos jovens, promovido pelo Governo do Estado, para inserir egressos e estudantes da Educação Profissional no mercado de trabalho, além de estimular uma maior dedicação na sala de aula, justamente por contemplar aqueles com melhores resultados. Para que os estudantes e egressos sejam contatados, em caso de seleção, é importante que estejam com seus dados cadastrais atualizados no banco de dados da Secretaria Estadual da Educação.