Estudantes da rede estadual são finalistas da maior feira de Ciências e Engenharia do país

Projetos científicos de estudantes da rede estadual da Bahia foram selecionados para a 15ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). As ideias criativas e inovadoras dos jovens cientistas dos colégios e Centros de Educação Profissional das cidades de São Miguel das Matas, Valente, Ilhéus, Santa Maria da Vitória, Itatim e Barreiras serão apresentadas e avaliadas de 20 a 27 de março de 2017, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). Os projetos foram desenvolvidos ao longo do ano letivo 2016 no âmbito do Projeto Ciência na Escola, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e se destacam pela relevância e alcance social.

Um dos projetos finalistas é o “ Voice Amplifier: Amplificador de voz de baixo custo, para professores da rede pública de ensino”, feito a partir de sucatas de diversos aparelhos eletrônicos, utilizados como base para a criação de um sistema de transmissão da voz do professor, via frequência de FM com ondas de curto alcance. O amplificador aumenta o sinal vocal e, ao mesmo tempo, permite a mobilidade necessária do docente no ambiente da sala de aula, assim, evitando problemas futuros como nódulos, pólipos, úlceras, laringite, paralisia das cordas vocais e outras disfonias ocupacionais.

Uma das inventoras do amplificador de baixo custo, Ilana Macedo de Jesus, 16 anos, desde que recebeu a notícia da classificação, está contando os dias para apresentar seu projeto. “Fiquei surpresa com a classificação do Voice Amplifier para uma feira com a dimensão da FEBRACE. Já estamos estudando formas de melhorar nosso projeto, para apresentar o modelo melhorado na feira e na sala de aula. Também quero aproveitar esta oportunidade para conhecer outros inventos e visitar estandes, bem como saber o que os estudantes de outros Estados estão criando e inovando”, pontua.

A Febrace – A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista e à cultura investigativa, que vem, desde 2003, descobrindo novos talentos, gerando oportunidades de inovação e empreendedorismo no Brasil. Além disso, o evento tem um importante papel social, incentivando a criatividade e a reflexão em estudantes da educação básica, através do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências e engenharia.

Confira a lista dos projetos selecionados:

A propriedade larvicida do óleo essencial da erva cidreira brasileira (Colégio Estadual Rolando Laranjeira Barbosa – Santa Maria da Vitória)

Análise físico-química e sensorial da farinha de aipo: uma nova alternativa alimentar para os celíacos (Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira – Ilhéus)
Biomassa de banana verde como fonte alternativa de alimentação – ii fase (Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande – Barreiras)

O uso de agrotóxicos na agricultura familiar miguelense: uma relação entre PBIC e escola (Colégio Estadual Aldemiro Vilas Boas – São Miguel das Matas)
Toxicidade de plantas medicinais em larvas do mosquito Aedes Aegypti (Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes – Itatim)
Voice Amplifier: Amplificador de voz de baixo custo, para professor da rede pública de ensino (Colégio Estadual César Borges – Valente)

20161124_102645 IMG-20161207-WA0026