Redijaê – Iniciativa busca preparar estudantes para a prova de redação do Enem

Os estudantes da rede estadual de ensino que estão se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já podem postar suas redações no ambiente virtual da plataforma Anísio Teixeira para serem avaliados. A iniciativa chamada de ENEM 100% Redijaê serve como suporte para os estudantes aperfeiçoarem sua escrita dissertativa para a redação do ENEM.

Estão sendo propostos dois temas de redação e para participar o estudante deve acessar o link: http://colaborativus.pat.educacao.ba.gov.br/enem/, informar seu CPF ou matrícula e preencher alguns dados. O link de acesso e senha provisória serão enviados para o e-mail do estudante cadastrado.

O período para a primeira postagem já começou e segue até 1º de outubro, com o tema “Escola sem partido” ou “Tomando partido pela escola: um caminho para a liberdade de expressão”. Já a segunda redação, que tem como tema “Sustentabilidade e os desafios das corporações para a preservação ambiental”, deverá ser postada entre os dias 7 e 15 de outubro.

Após este período, as redações serão avaliadas por professores especialistas em Língua Portuguesa da Secretaria da Educação do Estado e por estudantes universitários de instituições de ensino superior. Esta ação está relacionada ao eixo 4 do programa Educar para Transformar, que visa o fortalecimento de parcerias com universidades. A pontuação e informações de desempenho do estudante também estarão disponíveis na mesma plataforma de acesso.

De acordo com o superintendente de Políticas para Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado, Ney Campello, o Redijaê é um mecanismo de fortalecimento do processo de preparação dos estudantes. “Ao fortalecer a redação, nós ajudamos que o estudante tenha um melhor desempenho tanto na redação, quanto nas demais disciplinas e isso vai resultar na melhoria de sua pontuação e, portanto, no acesso à universidade via o ENEM. Este é uma boa estratégia do conjunto de estratégias do que nós chamamos de ENEM 100%, que vai desde o processo de inscrição até a própria realização”, destaca.

Confira as opções de envio das redações
Opção a) escreva o seu texto na folha padrão disponível na Plataforma Anísio Teixeira (Ambiente Colaborativus); ou na folha pautada de caderno; fotografe utilizando um celular ou tablet; salve em boa resolução e envie como documento (pdf) ou arquivo de imagem (png, jpeg, jpg);

Opção b) escreva o seu texto na folha padrão disponível na Plataforma Anísio Teixeira (Ambiente Colaborativus); ou na folha pautada de caderno; digitalize utilizando um aplicativo de scanner, disponível gratuitamente nas lojas virtuais dos celulares ou tablet; salve em boa resolução e envie como documento (pdf) ou arquivo de imagem (png, jpeg, jpg);

Opção c) escreva o seu texto na folha padrão disponível na Plataforma Anísio Teixeira (Ambiente Colaborativus); ou na folha pautada de caderno; digitalize utilizando uma impressora com scanner; salve em boa resolução e envie como documento (pdf).

idade-certa2