As escolas da rede estadual já estão na contagem regressiva para realização da 2ª edição do #TransformaÊ: virada educacional Bahia, que acontece no dia 21 de setembro, que tem como tema “Tomando Partido Pela Escola”. Gestores, professores e estudantes realizam os últimos preparativos para a apresentação dos projetos de arte, esporte, cultura, ciência, inovação e empreendedorismo, que estão sendo desenvolvidos durante o ano letivo de 2017. A ação vai promover 12 horas de atividades simultâneas com o objetivo de transformar o ambiente escolar, a partir de intervenções sociais e artísticas, na busca de identificar e difundir práticas inovadoras.
O secretário da Educação, Walter Pinheiro, fala da importância das atividades para as unidades escolares. “Este é um momento em que a escola discute o ambiente de ensino e realiza transformações. Por isso, nessa ação, a Secretaria da Educação aproveita para apoiar e acompanhar as atividades com o objetivo de ouvir, perceber e sintonizar-se com a situação das escolas, para que trabalharemos para intensificar a melhora do eixo pedagógico, que consideramos o espírito da escola”, ressaltou.
No Colégio Estadual Doutor Rubem Carneiro, em Nordestina, no Transformaê vai ser realizada Rodas de Conversa e Mesas Redondas sobre Sexualidade, Drogas e Violência na Adolescência, e Diversidade Sexual além de realização de atividades culturais e artísticas. A proposta chamada #Papo cabeça, pretende contribuir para o enfrentamento da problemática do uso de drogas, da violência e da sexualidade de jovens e adolescentes da unidade escolar promovendo ações articuladas com a escola e profissionais da saúde para desenvolver a saúde integral de nosso alunado, além de ampliar a relação família-escola-comunidade.