Estudantes promovem encontro sobre sustentabilidade em Santaluz

Os estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Paulo Freire (CEEP), localizado em Santaluz, no Nordeste baiano (258 km de Salvador) participaram, nesta sexta-feira (20), do I Eco Encontro. A iniciativa envolveu as turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), dos cursos de Agricultor Orgânico, Produtor Agropecuário e Agente de Desenvolvimento Social Ambiental. A atividade, que teve como tema “Sustentabilidade em Foco”, contou com palestras, debates e apresentação teatral.

De acordo com o vice-diretor do CEEP, Crispim Nelson da Silva, o objetivo foi promover a integração entre as diferentes turmas e cursos do Pronatec. “A iniciativa visa desenvolver atitudes responsáveis de cuidado com a terra, no sentido de educar-se para educar as futuras gerações, além de reconstruir aprendizagens sobre a manutenção das práticas sustentáveis”, afirma o gestor.

Para Jéssica da Silva Reis, 16, que faz o curso de Produtor Agropecuário, o encontro foi importante para socializar conhecimentos. “Tivemos a oportunidade de conhecer experiências realizadas em cada curso e que são importantes para o nosso aprendizado”, garante.

O estudante Bruno Oliveira Santana, 17, do curso de Agricultor Orgânico, aproveitou para aprender um pouco mais com os colegas dos demais cursos. “Trocamos ideias sobre manejo e práticas das experiências trabalhadas em campo e na sala de aula. Entre os exemplos estão os defensivos naturais produzidos com ingredientes como pimenta, fumo, cinzas e adubos líquidos feitos com restos de alimentos e água”, explica.

eco-encontro-ceep-do-campo-paulo-freire-foto-arquivo-pessoal-4 eco-encontro-ceep-do-campo-paulo-freire-foto-arquivo-pessoal-5 eco-encontro-ceep-do-campo-paulo-freire-foto-arquivo-pessoal-9